- O preço do boi gordo encerrou o mês de junho em queda na maior parte das regiões pecuárias do país, em um cenário marcado por cautela nas negociações, menor apetite de compra por parte dos frigoríficos e expectativa dos produtores por cotações mais firmes.
- De acordo com dados do Cepea, o Indicador do Boi Gordo Cepea/Esalq, referência para o mercado paulista, fechou o dia 30 de junho cotado a R$ 336,40 por arroba. No acumulado do mês, o recuo foi de 3,8%, refletindo a pressão observada nas últimas semanas.
- O movimento de baixa também apareceu em diferentes praças acompanhadas pela Scot Consultoria. Em regiões importantes para a formação de preços, como Araçatuba e Barretos, em São Paulo, houve desvalorização da arroba. Outras praças de Goiás e Mato Grosso também registraram recuos, acompanhando o ambiente de maior pressão sobre o mercado físico.
- Entre os fatores que ajudam a explicar o cenário está a postura mais cautelosa dos frigoríficos. Com a expectativa de menor fluxo de exportações para a China, parte das indústrias reduziu o ritmo de compras de gado e passou a reorganizar suas escalas de abate.
- A proximidade do preenchimento das cotas brasileiras de exportação de carne bovina para o mercado chinês também trouxe incerteza ao setor. Esse cenário levou algumas empresas a ajustar operações, reduzir abates e avaliar férias coletivas em determinadas unidades.
- No atacado, os preços da carne bovina permaneceram mais estáveis, mas o mercado acompanha com atenção o comportamento do consumo interno. A expectativa é de que a entrada dos salários na primeira quinzena de julho possa melhorar a demanda e favorecer a reposição entre varejo e atacado.