- O agronegócio brasileiro ganhou novo impulso no mercado internacional com a abertura de oportunidades comerciais na China e no Panamá. O governo federal confirmou a conclusão de negociações sanitárias que autorizam a entrada de novos produtos brasileiros nesses dois países, ampliando a presença do Brasil em mercados estratégicos.
- Na China, as autoridades sanitárias aprovaram a importação de polpas de frutas e frutas congeladas produzidas no Brasil. A medida é considerada importante para a fruticultura nacional, pois permite agregar valor à produção e abrir novas possibilidades para produtores, cooperativas e empresas exportadoras do setor.
- O mercado chinês segue entre os principais destinos dos produtos agropecuários brasileiros. Em 2025, as exportações do agro para o país asiático ultrapassaram US$ 55 bilhões, com destaque para proteínas animais, produtos do complexo soja e produtos florestais.
- Já no Panamá, o Brasil recebeu autorização para exportar sementes de coco e sementes de café. O país centro-americano importou aproximadamente US$ 100 milhões em produtos agropecuários brasileiros em 2025, principalmente produtos florestais, café, cereais, farinhas e preparações.
- Com os novos anúncios, o Brasil chega a 642 aberturas de mercado para o agronegócio desde o início de 2023. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, o resultado faz parte de uma estratégia conjunta com o Ministério das Relações Exteriores para ampliar a competitividade dos produtos nacionais no exterior.