- O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou, nesta quarta-feira (9), o relatório preliminar sobre o acidente aéreo que matou o piloto Henrique Martin e a jornalista alemã Lydia Möcklinghoff. O documento aponta que a aeronave perdeu o controle durante a subida inicial e caiu poucos minutos após a decolagem, em Campo Grande, na última sexta-feira (3). A investigação segue em andamento para identificar os fatores que levaram à perda de controle.
- Segundo o relatório, o avião decolou do Aeródromo Estância Santa Maria, em Campo Grande, com destino ao Aeródromo Fazenda Barranco Alto, em Aquidauana, no Pantanal sul-mato-grossense. A aeronave realizava o transporte de um tripulante e um passageiro quando, ainda na fase inicial do voo, perdeu o controle e colidiu contra o solo.
- As buscas começaram antes das 7h da manhã do dia do acidente, mobilizando equipes do Corpo de Bombeiros Militar. Os destroços da aeronave e os corpos das duas vítimas foram localizados por volta das 9h30 em uma área de difícil acesso.
- De acordo com o tenente André Luiz Jaques, a cena encontrada pelos bombeiros evidenciava a violência do impacto.
- "Acabamos encontrando a aeronave destruída, infelizmente com duas vítimas fatais. A situação é muito crítica, a aeronave ficou toda retorcida, virou uma caixa de fósforos", afirmou.
- Imagens sonoras registradas por câmeras de segurança de um condomínio localizado na região da saída para Três Lagoas captaram o momento da queda. O forte ruído do impacto reforçou a intensidade da colisão da aeronave contra o solo.
- O avião envolvido no acidente era um Piper Seneca, modelo bimotor utilizado em voos particulares. A bordo estavam o piloto Henrique Martin e a jornalista alemã Lydia Möcklinghoff, que seguia para o Pantanal.
- O Cenipa ressalta que o relatório divulgado é preliminar e tem caráter exclusivamente informativo. Nesta etapa, o objetivo é apresentar os fatos apurados até o momento, sem atribuir responsabilidades. A investigação continuará analisando fatores operacionais, humanos e técnicos para determinar as causas que levaram à perda de controle da aeronave e à queda.