- Dourados recebeu R$ 500 mil do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para executar uma ação inédita do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) voltada às comunidades indígenas do município. A medida foi oficializada pela Portaria nº 54 e tem como objetivo garantir alimentação a famílias indígenas afetadas pelo surto de chikungunya registrado na região desde o início de 2026.
- Segundo o MDS, esta é a primeira vez que o ministério destina recursos diretamente a um município para a execução do PAA Indígena, sem a necessidade de publicação de edital. A decisão foi tomada diante do agravamento da insegurança alimentar nas comunidades indígenas de Dourados, que abriga uma das maiores populações indígenas em área urbana do país.
- O programa funciona por meio da compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar, que depois são distribuídos gratuitamente a famílias em situação de vulnerabilidade. Em Dourados, a iniciativa também busca fortalecer a produção local, gerar renda e estimular a permanência dos produtores em suas comunidades.
- De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Dourados, o PAA já resultou na aquisição e distribuição de mais de 220 mil quilos de alimentos no município. A produção envolve famílias indígenas, quilombolas e tradicionais, com impacto direto na economia local.
- Para a administração municipal, a ampliação do programa representa uma política pública estratégica de segurança alimentar e incentivo à agricultura familiar. Além de atender famílias que precisam de apoio emergencial, o PAA movimenta a cadeia produtiva ao comprar alimentos diretamente dos produtores locais.
- A criação do PAA Municipal Indígena reforça o papel de Dourados como referência na execução de ações voltadas à segurança alimentar, inclusão produtiva e fortalecimento das comunidades tradicionais.
Dourados Informa