3 de outubro de 2026
Obras de drenagem evitam alagamentos no Parque Alvorada durante chuva de 65,8 milímetros em Dourados
Publicado em 22 de setembro de 2026 - 15h50
  1. As obras de drenagem realizadas pela Prefeitura de Dourados evitaram novos alagamentos no Parque Alvorada durante a chuva registrada nesta terça-feira (22). O sistema implantado na região resistiu ao volume de 65,8 milímetros de precipitação entre a madrugada e o fim da manhã, conforme dados da estação Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste.
  2. A intervenção solucionou um problema antigo enfrentado por moradores e pelo Mosteiro Santa Maria dos Anjos, das Irmãs Clarissas, localizado na parte mais baixa do bairro. Em períodos de chuva intensa, a área sofria com o acúmulo de água e enxurradas que chegavam a invadir o espaço religioso.
  3. O conjunto de obras incluiu a pavimentação das ruas Olívio Waldemar Beker e Ramão Gomes de Matos, o recapeamento da Rua Sargento Moisés Soares da Silva e a implantação de um sistema de drenagem com galerias de águas pluviais, bocas de lobo, poços de visita e bocas de dragão na região de acesso ao mosteiro.
  4. Segundo a Prefeitura, o investimento total foi de R$ 1,64 milhão, com recursos federais e contrapartida municipal. Além da drenagem, o projeto também contemplou melhorias como meio-fio, calçadas e sinalização viária.
  5. O prefeito Marçal Filho afirmou que a obra teve como objetivo resolver um problema estrutural que afetava a região há anos. “São obras estruturais importantes, que poderiam ter sido realizadas há muitos anos e não foram, mas agora a nossa gestão solucionou esse problema em definitivo”, declarou.
  6. O Mosteiro Santa Maria dos Anjos, inaugurado em 2009 e considerado o primeiro mosteiro de clausura feminina de Mato Grosso do Sul, acumulava histórico de transtornos em dias de chuva forte. A localização em uma área de menor altitude contribuía para o direcionamento da água das enxurradas para o imóvel.
  7. Além da área próxima ao mosteiro, a Prefeitura informou que não houve registro de alagamentos nas proximidades da Rua Monte Alegre, região que também enfrentava problemas históricos durante períodos chuvosos.
  8. As melhorias foram executadas em etapas e incluíram estruturas para captar e conduzir a água da chuva até as galerias subterrâneas. Entre os serviços realizados estão novas bocas de dragão no cruzamento das ruas Monte Alegre e Menote Marques de Mattos, além de ligações de tubulações na Rua Afonso Pena e em trechos da Avenida Júlio Marques de Almeida.
  9. O secretário municipal de Serviços Urbanos, Luis Roberto Martins, informou que o sistema continuará sendo monitorado e que novas intervenções poderão ser feitas caso sejam identificadas necessidades após períodos de chuvas intensas.
Últimas Notícias
Veja Também