quarta, 22 de setembro de 2021
Prefeitura estuda liberar eventos com até 300 pessoas e acesso somente para vacinados
Publicado em 11 de agosto de 2021 - 08h08
A Prefeitura de Dourados estuda liberar já no próximo decreto municipal, a ser divulgado na quinta-feira (12), a realização de eventos para até 300 pessoas. Atualmente, no decreto em vigor, a capacidade permitida independente do tamanho do espaço é para até 100 pessoas.

A ampliação considera ainda a possibilidade de o acesso ser permitido somente para aqueles que comprovadamente foram vacinados ao menos com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19.

Esta já foi uma medida adotada no último decreto de forma experimental, quando houve a liberação das áreas de saunas após mais de um ano e quatro meses fechadas, somente para vacinados (confira aqui).

Conforme as informações apuradas pelo Dourados News, essas são alternativas que teriam como principal objetivo avançar mais rapidamente com a conclusão da imunização da população vacinável, que é aquela acima dos 18 anos de idade.

Há também o fato de que ainda há pessoas que "resistem" a receber o imunizante contra a Covid que, apesar de não impedir que haja contaminação, impede potencialmente a manifestação de casos graves com necessidade de internação e mortes.

Ainda conforme apurado pela reportagem, essa proposta de restringir o acesso a eventos ou atividades para vacinados será a "tônica para atos futuros" em continuidade ao plano municipal de contenção da pandemia, no intuito de impedir a circulação de variantes do coronavírus e consequentemente hospitalizações em massa.

No decreto em vigor, publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Município e com validade até a próxima quinta, as regras de acesso a vacinados às saunas, que servirão de "molde" para a liberação de eventos com maior capacidade de público, foram estabelecidas da seguinte forma: as medidas de biossegurança devem ser seguidas e o acesso se dá com triagem na entrada, além de cadastro do nome e número de telefone para, em caso de contaminação, ocorrer o rastreamento dos possíveis infectados. 

No dia 30 de julho, o prefeito Alan Guedes (PP) já havia destacado que iria gradativamente estabelecer medidas mais rígidas de acesso somente para vacinados em alguns espaços.

“É possível que no futuro, algumas atividades sejam limitadas apenas para quem tomou vacina. Serão esses locais com potencial maior de contaminação, como bares, restaurantes e saunas, com acesso apenas a quem for vacinado. [...] Não podemos interferir no direito de ir e vir do cidadão, mas, a saúde é prioritária. O interesse coletivo se sobrepõe no particular”, destacou o prefeito em entrevista ao vivo ao Dourados News.

Já os eventos haviam sido liberados em decreto publicado no dia 15 de julho, para realização de casamentos e festas com limitação de participantes em até 50% da capacidade do espaço não podendo exceder o máximo de 100 presentes.

Atualmente, o cenário da pandemia é classificado pela Secretaria Municipal de Saúde como de "estabilidade". Conforme os dados do boletim epidemiológico desta terça-feira (10), nas últimas 24h foram registrados 27 casos positivos e nenhuma morte de morador de Dourados ou de outras localidades. Além disso, conforme dados de ontem (9), a oferta de leitos de UTI Covid na rede hospitalar municipal de alta complexidade é de sete vagas "sobrando".

Fonte: DouradosNews
Veja também
Live Solidária André e Renan
31 de agosto de 2021 - 12h08
2021 - MS Online. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por Wanderson Moreira.