- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que decidiu não participar da 34ª edição da Marcha para Jesus, realizada em São Paulo, para evitar que sua presença fosse interpretada como tentativa de obter vantagem política por meio da religião. A declaração foi feita durante uma conversa telefônica com o apóstolo Estevam Hernandes, um dos organizadores do evento.
- Segundo Lula, ele evita participar de eventos religiosos em períodos eleitorais para não transmitir a ideia de que estaria utilizando a fé como instrumento político. Durante a ligação, o presidente afirmou que não queria “tirar proveito político de uma coisa sagrada”, justificando sua ausência na manifestação que reuniu milhares de fiéis na capital paulista.
- Representando o governo federal, o advogado-geral da União, Jorge Messias, participou da caminhada e levou uma mensagem do presidente aos participantes. O ministro declarou que foi orientado por Lula a transmitir respeito e consideração ao público evangélico presente no evento.
- A Marcha para Jesus também contou com a presença de diversas lideranças políticas, entre elas o senador Flávio Bolsonaro, o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas e o prefeito da capital paulista Ricardo Nunes. O evento acabou sendo palco de manifestações políticas e discursos relacionados às eleições de 2026.
- Realizada durante o feriado de Corpus Christi, a Marcha para Jesus é considerada uma das maiores manifestações cristãs do país. A edição deste ano reuniu milhares de pessoas nas ruas de São Paulo, além de apresentações musicais e momentos de oração conduzidos por lideranças evangélicas.
- A ausência de Lula ocorre em um momento em que o governo busca ampliar o diálogo com o eleitorado evangélico, segmento que historicamente apresenta maior resistência ao presidente. Mesmo sem comparecer ao evento, o Palácio do Planalto manteve representação institucional por meio da AGU.