- O primeiro debate entre candidatos à Presidência da República nas eleições de 2026 foi realizado neste domingo (23) pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, em São Paulo. O encontro reuniu Augusto Cury (Avante), Renan Santos (Missão) e Ronaldo Caiado (PSD), além de outros compromissos de campanha realizados pelos candidatos que não participaram do evento. (agenciabrasil.ebc.com.br)
- O debate marcou uma das primeiras oportunidades para que os presidenciáveis apresentassem propostas, confrontassem ideias e buscassem ampliar a visibilidade junto ao eleitorado. A corrida eleitoral de 2026 reúne candidatos com diferentes linhas políticas e estratégias de campanha neste início de disputa.
- Entre os participantes do debate da Band esteve Augusto Cury (Avante), que compareceu ao encontro realizado às 20h, em São Paulo. Renan Santos (Missão) e Ronaldo Caiado (PSD) também participaram da transmissão.
- Outros candidatos optaram por agendas diferentes ao longo do domingo. Romeu Zema (Novo) participou da Missa da Penha, no Rio de Janeiro, durante a manhã, e decidiu não comparecer ao debate da Band após avaliar que a ausência de outros nomes importantes reduziria o alcance do encontro.
- Hertz Dias (PSTU) participou de uma atividade pelos 13 anos da Ocupação Esperança, organizada pelo movimento Luta Popular, em Osasco (SP). Durante o evento, defendeu um plano nacional de obras públicas voltado à geração de empregos, incluindo investimentos em moradia popular, saúde, educação, infraestrutura urbana e saneamento.
- Samara Martins (UP) participou de uma entrevista coletiva na Ocupação Mulher Preta Simoa, em Fortaleza, e de um ato político-cultural no Parque Raquel de Queiroz. Já Edmilson Costa (PCB) acompanhou o debate por meio de uma transmissão ao vivo com comentários em seu canal no YouTube.
- Wilson Grassi (Democrata) dedicou o domingo ao estudo e ao desenvolvimento de propostas complementares para seu plano de governo.
- Alguns candidatos não tiveram compromissos públicos registrados na agenda oficial. Entre eles estavam Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Flávio Bolsonaro (PL), Clariana Barão (DC) e Rui Costa Pimenta (PCO).
- O candidato Pablo Marçal (PRTB) segue impedido de realizar atos de campanha, participar de debates e aparecer no horário eleitoral gratuito após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
- Com o início dos debates e das agendas públicas, os candidatos passam a intensificar a apresentação de propostas e a busca por apoio dos eleitores durante a disputa presidencial.